64. Eu Peço a Jesus Cristo


Eu peço a Jesus Cristo
Eu peço à Virgem Maria
Eu peço ao meu Pai eterno
Vós me dê a Santa luz

Eu sigo na verdade
Eu sigo o meu caminho
Eu sigo é com alegria
Que eu sou filho da Rainha

A força da floresta
A força do astral
A força está comigo
A minha Mãe é quem me dá

Eu chamo o Rei Titango
Eu chamo o Rei Agarrube
Eu chamo o Rei Tintuma
E eles vêm lá do astral

A força é divina
A força tem poder
A força neste mundo
Ela faz estremecer

Sempre eu vivo neste mundo
Viva todos que quiser
Viva Deus lá nas alturas
E o Patriarca São José

Eu dou viva à Virgem Mãe
Viva suas companheiras
Nos proteja neste mundo
Vós como Mãe Verdadeira

O sol que veio à Terra
Para todos iluminar
Não tem bonito e nem feio
Ele ilumina todos igual


A lua tem três passagens
Todas três nela se encerra
É preciso compreender
Que ela é quem domina a Terra.

 

Neste hino, Mestre Raimundo Irineu Serra anuncia que detém as forças da floresta e do astral, que lhe foram concedidas por sua Mãe, a Rainha da Floresta, e chama os Três Reis do Oriente pelos nomes de Titango, Agarrube e Tintuma.

A estes três seres divinos Deus confiou o poder de zelar pela luz resplandecente da corte celestial. Para retribuir a pureza e o amor manifestados pelos Reis do Oriente, Mestre Irineu, reverente, confiou a eles a entrega de todos os trabalhos realizados sob o seu domínio.[239]

A celebração desta data – Noite de Reis - é encerrada com uma cerimônia de apresentação e entrega individual dos trabalhos espirituais pelos seguidores da Doutrina ao seu superior hierárquico. Significa o encerramento do ano litúrgico daimista.

O primeiro centro de trabalho freqüentado pelo jovem Irineu Serra foi o Círculo de Regeneração e Fé, fundado em Brasiléia na década de 1910 pelos irmãos André e Antônio Costa, e nesses serviços já se faziam chamados, ou seja, um tipo de cântico para chamar a força da ayahuasca.[240]

Os nomes dos Reis Titango, Agarrube e Tintuma, cantados muito mais tarde no hinário do Mestre Irineu, possivelmente seriam reminiscências desses chamados, cantados lá no início da história. [241]

O sol que veio à terra
Para todos iluminar
Não tem bonito e nem feio
Ele ilumina todos igual

Nesta estrofe, encontramos similitude nas palavras de Jesus:

Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.[242]

E na última estrofe, mais uma vez Mestre Irineu transmite conhecimentos astronômicos e astrológicos ao seu povo simples - os caboclos amazônicos - como já tinha feito no hino nº. 27.

A lua tem três passagens
Todas três nela se encerra

Quer dizer, a lua tem três movimentos principais: rotação em torno de seu próprio eixo, revolução em torno da Terra e translação em torno do Sol junto com a Terra.[243]

É preciso compreender
Que ela é quem domina a terra

Desde a antiguidade que os povos atribuem à Lua o domínio sobre todas as atividades da natureza e do homem. Daí que a decisão sobre colheita, caça, concepção e muitas outras sempre estiveram relacionadas as fases lunares. A lua influencia as marés, e hoje se sabe cientificamente que a energia luminosa da Lua tem influência sobre o clima e a atmosfera terrestre.[244]

A Lua influencia as emoções humanas, os negócios, o sono, a saúde; determina os ciclos de crescimento: é à Lua crescente que as pessoas ameaçadas de calvície recorrem quando vão cortar os seus cabelos, pois “até os fios de cabelo de sua cabeça estão contados”.[245] 

Lua branca, soberana. Quis a Lei Divina que fosse assim. Só nos cabe conhecer e compreender.

 

Notas:
[239] Depoimento de SEBASTIÃO JACCOUD. Disponível emhttp://www.mestreirineu.org/jaccoud.htm Acesso em 06 maio 2005
[240] Na União do Vegetal essa tradição é mantida nas chamadas do Mestre José Gabriel da Costa
[241] Conforme o senhor André Costa em entrevista ao professor Clodomir Monteiro. Segundo Bayer Neto, para saber mais a respeito deveríamos estudar as chamadas feitas pelos índios da região de Madre de Dios, no Peru, onde o Mestre Irineu se iniciou no ayahuasca. In: BAYER NETO, Eduardo. Tesouros do Ramefleteluz. Nº 1, 20/07/2003
[242] Matheus, 5; 43-45
[243] Disponível em http://astro.if.ufrgs.br/lua/lua2.htm Acesso em 20 de novembro de 2005.
[244] Disponível em http://www.usp.br/jorusp/arquivo/1997/jusp408/manchet/rep_res/especial.html Acesso em 13 de abril de 2006.
[245] Mateus 10: 30

 


mestreirineu.org
 
capa artigos matérias noticias entrevistas recomendacoes sobre
2019 Portal do Santo Daime